Dependência Afetiva - será que você já passou por isso?

Atualizado: Nov 21

A dependência afetiva é um vício, é aquele estado em que a pessoa acaba agindo de maneira irracional por causa do outro. Ela abre mão de suas vontades, de sua própria liberdade, passa a viver exclusivamente para o outro e se anula por VONTADE PRÓPRIA.


Aos poucos, vai deixando de pensar em si, de fazer o que gosta somente para agradar o outro e dessa forma, acaba perdendo sua identidade, passando por uma despersonalização, ou seja, deixando de ser ela mesma para se tornar uma extensão do ser amado. O dependente afetivo se anula de tal forma, que passa a viver uma relação de submissão.


Começa então, o medo de perder o ser amado e a insegurança se faz presente. Algumas frases do dependente afetivo são:


- Sem você minha vida não tem sentido;

- Só sou feliz com você ao meu lado;

- Você é tudo para mim;

- Eu preciso de você;

- Eu prefiro morrer do que te perder, etc…


Em muitos casos, por mais que a relação esteja adoecida, tóxica, as pessoas não conseguem terminar. Outros casos, também existem a dificuldade de aceitação quando há o rompimento de alguma das partes. Aquele que “levou o fora”, passa pelos mesmos sintomas de abstinência da pessoa que é dependente química, pois a dependência afetiva age no cérebro, no mesmo lugar que é associado ao uso de drogas. Dessa forma, ela começa a sentir tremores, angústias que chegam a parecer que ela irá sufocar, uma dor emocional que chega a causar até mesmo a dor física.


Infelizmente, não existe fórmula mágica que tire a pessoa desse estado, sendo necessário passar por um processo de reestruturação emocional e de autoconhecimento. Não há como decidir se “desapaixonar”, por isso se faz necessário um acompanhamento psicológico, quando a pessoa não consegue seguir sozinha nesse processo de ”desintoxicação”.


O Psicólogo irá trabalhar de maneira que a pessoa adquira um autocontrole para lutar contra essa abstinência e isso vai ocorrendo ao longo do tempo. Durante esse período, o psicólogo também ajudará no processo de autoconhecimento, a levantar a autoestima, o amor-próprio e o respeito por si mesmo.


Caso você esteja vivendo algo semelhante, procura ajuda profissional com um profissional competente. Nós, as #PowersTags estamos a disposição.

Entre em contato conosco.


E se você gostou desse artigo mas ainda que saber mais sobre o tema, assista nossa live salva em nosso IGTV: bit.ly/dependenciaafetivanoplantaohelena.


Você também pode comprar o livro Amar ou Depender? Como superar a dependência afetiva e fazer do amor uma experiência plena e saudável. — > https://amzn.to/2UOFqFI


Gratidão por ler mais um artigo nosso.

Até a próxima.


Se inscreva em nosso mailing

Entre em contato conosco:

©2020 HELENA POWER TAG